terça-feira, 2 de setembro de 2008

Do Curso

Quando matriculei-me para este curso oferecido pela NTE-Missões, esperava aumentar meus conhecimentos de informática, adquiridos pela prática no dia a dia.
O início do curso era esperado para o mês de março ou abril, porém, ele veio a acontecer somente no mês de junho.
Na primeira aula a expectativa era grande, pois não sabia exatamente do que se tratava. Foi tudo muito bem, porém, quando recebemos a incumbência da primeira tarefa que deveria ser feita em casa, achei que seria difícil assumir mais uma responsabilidade, dentre tantas que já tenho. Diante disso, determinei-me a fazer a tentativa até quando fosse possível. Espero que tudo se acomode e dê certo durante o transcorrer deste curso.




Do Sonho aos Ares
Tecnologia




Gostei muito desta tarefa de analisar este vídeo e relacioná-lo à evolução tecnológica, à informática e nossas vidas em geral.
Foi muito prazeroso escrever este texto.




Análise do Tux Paint

O Tux Paint equivale ao Paint, no sistema Windows.
Testei uma imagem colorida. Coloquei e retirei alguns carimbos. Diminuí e aumentei seus tamanhos várias vezes.
Escolhi uma imagem em preto e branco. Testei várias ferramentas: mágica e preenchimentos, borrachas de vários tamanhos, espessura das linhas, formas de triângulos, quadrados, etc. , coloquei palavras, aumentei e diminuí suas letras, descobri que para apagá-las no momento da digitação, é necessário usar a tecla backspace, ou, a própria borracha, se mais tarde decidir trocar algumas letras ou a própria frase já digitada.
Experimentei as opções de contorno, cores e suas variantes, etc.
Achei bastante interessante para o ensino, por exemplo, das cores e dos animais no estudo da Língua Inglesa.



Análise do RIVED

Não tem a opção para a Língua Inglesa.
Experimentei a Matemática, especialmente os mosaicos. Achei bastante interessante calcular tamanho e forma das peças que o compõe.
É uma excelente ajuda para o estudo prático das frações.




Análise do DVD
Pluralidade Cultural
Índios no Brasil

Achei este DVD bastante interessante. O depoimento de índios e de brancos esclarecem muito quanto ao que atualmente ocorre com as nações indígenas e como a população desconhece o assunto.
Tal desconhecimento leva ao preconceito por parte de algumas pessoas, ao abuso por parte de outras, às fantasias e aos mal entendimentos. Por exemplo: os índios não estão fadados ao extermínio – como alguns dizem. Num comparativo feito entre o ano de 1950 e hoje, o número de pessoas aumentou de cento e cinqüenta mil para trezentos e cinqüenta mil. São mais de duzentas culturas, isto é, povos diferentes.
Poderíamos citar algumas tribos para ilustrar esta análise: os Baniwa, no alto rio Negro, AM; os Krencke, MG; os Kaxinawa; os Yanomani, RO; os Ashaninka, AC; os Pankararu, PE; os Kaingang, RS e SC; os Maxacali, MG; etc., algumas tribos com mais de quatro mil pessoas.
Além do que foi estudado nas primeiras séries escolares, muito pouco se sabe desta riqueza cultural que está entre os três povos mais numerosos do Brasil.
O índio é um homem da terra e merece o respeito e o atendimento das autoridades como qualquer outro cidadão brasileiro. Atualmente muitos deles vêm para as cidades em busca de estudo, atendimento médico, trabalho, ajuda para suas tribos, etc. Há índios formados em sociologia, índios freqüentando seminários, fóruns, palestras, etc., tudo para fortalecer e divulgar sua cultura e sua história.
Esperar que se comportem com o homem branco, demonstra ignorância de seus hábitos e costumes. O índio não quer matar, quer preservar sua cultura, defender-se das doenças do homem branco e defender-se da violência que sofre por causa de suas terras e de minérios nelas encontrados. O índio quer viver em paz e harmonia consigo mesmo, com a sua tribo, com a natureza e com o homem branco.




Listagem de Links de Referência




À medida que começamos a trabalhar no computador, como na digitação e formatação de textos, análise dos programas educacionais do governo, o curso vai se tornando mais e mais interessante, pois temos a oportunidade de acrescentar mais conhecimentos àqueles que já possuímos: sempre há uma dica interessante a aprender.
Assim, foi com grande facilidade que realizei esta tarefa de criação de uma listagem de links de referência. Aprendi a selecionar, copiar e colar os endereços, pois costumava digitá-los “manualmente”.




E-Mails




Como quase todas as minhas colegas, também já possuo e tenho trabalhado com minha conta de e-mail, ainda assim, aprendi a criar uma nova conta, pois a minha não foi eu quem a criou.
Enviar e receber mensagens eletrônicas também não é novidade, o interessante, entre outras tarefas, foi aprender a adicionar contatos de forma mais simplificada, colocar imagens nos e-mails, transferir anexos para pastas, apagar e ocultar aquelas longas listagens de endereços...
Enfrentei uma enorme dificuldade no momento de enviar e-mails com anexos, pois eu costumava encaminhá-los sem problemas.
Descobri que o e-mail da bol não funciona bem com a transferência de anexos guardados em pastas e remetidos para o e-mail propriamente dito. Colegas e professoras me ajudaram mas a solução foi abrir uma conta no yahoo para resolver de vez com o problema encontrado.




Blog

Achei muito interessante o trabalho com os blogs. Nunca havia trabalhado com eles. Aprendi a criar meu próprio blog, configurá-lo, recheá-lo com textos, imagens e adicionar gadgets. Muito bom!




Encerramento

O curso superou minhas expectativas, foram muitas “dicas” interessantes, somente lamento o fato de algumas colegas não terem conseguido terminá-lo, confesso que, em certo momento, também pensei que teria de pará-lo. Mas, felizmente, as férias de julho vieram e pudemos descansar, recarregando as energias para o recomeço das tarefas.
Foi muito bom compartilhar estes momentos com minhas professoras e colegas. Confesso que ainda não consegui ler tantos e-mails recebidos, mas, pouco a pouco, pretendo responder a todos.
Espero que nos encontremos na próxima etapa do curso!
Até breve!