sábado, 11 de julho de 2009

A Melhor Época para se Aprender um Idioma

A época ideal para se aprender um ou mais idiomas é, com certeza, a infância, onde a criança passa pela sídrome do pensamento acelerado, ou SPA, quando ela aprende o(s) idioma(s) como função comunicativa para satisfazer suas necessidades mais básicas, isto é, pedir algo para comer, um brinquedo, etc.
Segundo o professor Paulo Périssé, em artigo publicado na revista Escola, número 31, ano VIII, “crianças pequenas aprendem quantos idiomas simultâneos o ambiente lhes proporcionar”.
Pesquisas apontam que a maioria das crianças americanas aprendem três quartos de toda a gramática inglesa até os três anos e meio, e que a grande maioria não comete erros gramaticais graves desde os quatro anos e meio. Na fase adulta passam a usar cerca de cinquenta mil palavras diferentes e entendem por volta de outras vinte e cinco mil.
O Brasil, diferente dos países onde várias línguas e dialetos convivem num mesmo espaço geográfico, como a Índia, a África, etc., é uma nação com uma única língua nacional onde a grande maioria das pessoas que desejam aprender um segundo idioma, em solo nacional, depois da fase infantil, enfrentam uma tarefa e um trabalho bastante árduos. No que se refere ao aprendizado da língua inglesa, sugiro àqueles que desejam enfrentar este desafio a procurar um dos vários cursos particulares espalhados pelo território nacional, ler revistas, artigos de jornais, escutar músicas, assistir filmes, vídeos clips, comprar ou fazer palavras cruzadas pela internet , participar, on line, de jogos e diversões, etc.
Para maiores esclarecimentos sugiro visitar o site
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=708 e ler o artigo de Érica Souto de Abreu Brilhante.
Para palavras cruzadas visite http://www2.cambridge.org/ .
Para jogos dê uma olhada em http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ingles_atividades_lingua_estrangeira.html .

Nenhum comentário: