sexta-feira, 16 de outubro de 2009
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Projeto Histórias em Quadrinhos
Turmas e professores envolvidos: Marivete – turma 41, Cláudia – turma 51, Maria Isabel – turma 61, Marisa – turma 62, Júlia – turma 71, Eliane – turma 72, Rosana – todas as turmas relacionadas anteriormente.
Objetivo Geral
Proporcionar ao aluno o estímulo necessário ao desenvolvimento de suas potencialidades, visando aprimoramento, através das relações com o conhecimento, com o outro e com o mundo.
Objetivos Específicos
A partir de conhecimentos prévios o aluno deverá ser capaz de:
* Usar de forma prática o computador associado à prática da língua inglesa de forma contextualizada;
* Elaborar produção escrita em língua inglesa através de pequenas frases em forma de histórias em quadrinhos, com auxílio tecnológico;
* Usar as saudações inglesas de forma correta, além de adjetivos e verbos no imperativo e no presente contínuo e presente simples, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa;
* Reconhecer as revistas em quadrinhos como uma forma de comunicação e entretenimento;
* Integrar a tecnologia com a disciplina inglesa;
* Ampliar o repertório de personagens e histórias em quadrinhos;
* Ler respeitando às convenções gráficas desse tipo de texto;
* Investigar imagem e produzir textos apropriados;
* Reconhecer as especificidades desses textos: onomatopeias, os tipos de balões, o humor, as características dos personagens, etc;
* Conhecer as ferramentas relacionadas aos programas: Word e histórias em quadrinhos Turma da Mônica (Qtdemo);
* Socializar o produto final;
Justificativa
O uso do computador e o aprendizado da língua inglesa tornaram-se indispensáveis devido a grande importância de ambos como instrumentos de comunicação universal e meio de integração como mundo atual, caracterizado pelo avanço tecnológico e pelo grande intercâmbio entre os povos.
Pensou-se em levar os gibis para a sala de aula pois estes são textos curtos e divertidos, além de propiciarem uma maior assimilação da leitura, maior facilidade na escrita, desenvolverem a criatividade e a cooperação entre os alunos, bem como integrarem o do uso da tecnologia, neste caso o computador.
O Projeto primará sobre o processo de inclusão digital sobre o trabalho do professor, bem como, sobre a aprendizagem dos alunos que, como cidadãos plenos e conscientes, têm o direito de aprimorar seus conhecimentos tecnológicos.
Recursos
Além de exercícios escritos em sala de aula para a prática e desenvolvimento dos conteúdos específicos que serão usados na elaboração das histórias em quadrinhos, também serão realizadas leituras de revistas em quadrinhos para a familiarização desta forma específica de comunicação e reconhecimento dos personagens e, por fim, virá o uso do computador para a confecção final do trabalhado com o uso e a prática do Word e do software Qtdemo (Turma da Mônica), bem como da impressora.
Pré-Requisitos
Para o desenvolvimento do Projeto faz-se necessário que os alunos sejam capazes de reconhecer o que é uma história em quadrinho e suas características, elaborar frases em língua inglesa usando saudações, adjetivos, o infinitivo, o presente contínuo e o presente simples dos verbos ingleses, além de saber usar corretamente as ferramentas específicas dos programas Word e Qtdemo (Turma da Mônica).
Competências a serem desenvolvidas
* Competência comunicativa de compreensão escrita;
* Competência comunicativa de produção escrita;
* Competência comunicativa de uso da linguagem escrita e visual;
* Competência de uso dos recursos tecnológicos oferecidos pelo computador.
Desenvolvimento
* Trabalhar as saudações, os adjetivos, o infinitivo, o presente contínuo e o presente simples em sala de aula;
* Conversar com o grupo sobre as personagens das histórias em quadrinhos e suas características;
* Conversar sobre as características das histórias em quadrinhos: as onomatopeias, os tipos de balões, etc;
* Conversar sobre a produção das histórias em quadrinhos;
* Promover situações de leituras de histórias em quadrinhos;
* Proporcionar a inclusão digital aos alunos, por intermédio de atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática.
* Levar os alunos ao Laboratório de Informática para a produção de uma história em quadrinhos, utilizando o software qtdemo.exe (Turma da Mônica);
* Imprimir as histórias, para serem trabalhadas em sala de aula, fazendo-se as correções necessárias;
* Voltar ao Laboratório de Informática para a finalização e impressão do trabalho;
* Montagem do livro de histórias em quadrinhos e doação ao acervo da escola;
* Finalização do projeto.
Avaliação
A avaliação deverá considerar o conhecimento sistêmico, isto é, a transferência e aplicação dos conteúdos; a habilidade comunicativa, isto é, compreensão escrita e uso da língua escrita; e as atitudes.
Não será necessário estabelecer um momento específico para a avaliação, seja ela escrita ou não. Convém, antes, criar mecanismos para aferir a produção dos alunos durante a execução das atividades, considerando o empenho, o interesse e a participação de cada um.
Uma atitude de avaliação contínua, portanto, será adotada. Envolvendo múltiplos critérios, ela será sempre mais justa e mais completa que a aferição baseada em um único instrumento. Além disso, estando conscientes de que a avaliação leva em conta seu desempenho geral, os alunos irão tornar-se mais participativos e o trabalho será mais produtivo.
Critérios de avaliação:
1.Produção escrita : exercícios
* Atenção na execução
* Empenho na execução
* Acerto na execução
* Produção (elementos pesquisados)
* Coerência com o tema
* Apresentação
2. Formação de hábitos e atitudes
* Responsabilidade com as tarefas
* Cuidados com o material usado
* Interesse e participação no trabalho executado
* Atitude de cooperação
* Capacidade de organização
Conclusão
Acredito que todo trabalho educacional, dentro das mais variadas formas e âmbitos de abrangência que ele possa se situar, neste caso específico a confecção de HQs em língua inglesa, quando acrescido do uso das tecnologias, em especial o computador com seus programas e periféricos, cresce em valor e qualidade inigualáveis. Não se trata mais de um grupo de pessoas trabalhando embasadas em uma dúzia de livros e autores, são milhares de cabeças registrando suas experiências, suas idéias e seus pensamentos, tudo posto à disposição de qualquer um que as possa acessar. E é neste ambiente que o papel do professor torna-se ainda mais engrandecido e fundamental, no sentido de que ele será o intermediário nessa relação, será aquele que supervisionará, que incentivará, que levará ao questionamento, à reflexão e à crítica dentro deste vasto campo de informações, direcionando o educando no sentido de depurar a informação e aprimorar seus conhecimentos favorecendo e facilitando, assim, o processo de aprendizagem.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
A Volta `as Aulas e a Gripe A (H1N1)
• Procurar locais arejados;
• Evitar aglomerações e ambientes fechados;
• Manter portas e janelas abertas;
• Lavar as mãos com sabonete líquido;
• Lavar as mãos com frequência. Se não houver uma torneira por perto, tenha sempre álcool gel;
• Evitar colocar as mãos nos olhos, nariz e boca;
• Usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar. Caso não os tenha, tapar a boca e o nariz com o braço;
• Tomar bastante água;
• Evitar tocar corrimões, maçanetas e outros objetos de grande uso;
• Usar álcool gel para a limpeza de objetos de grande uso;
• Evitar abraços ou contatos físicos;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal tais como talheres, copos, pratos, etc.;
• Ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física.
Sintomas da Gripe A (H1N1)
• Sintomas respiratórios típicos (tosse, nariz entupido)
• Febre
• Dor de garganta
• Outros sintomas:
* Dores pelo corpo
* Fadiga
* Diarréia
* Vômito
* Dor de cabeça
Caso ocorra a contaminação, 5 dias após o início dos sintomas, o paciente deve evitar sair de casa pois este é o período de transmissão da gripe A. Lembre-se, qualquer dúvida, procure um médico.
domingo, 16 de agosto de 2009
domingo, 9 de agosto de 2009
O Bloco do Passo
O trabalho do Bloco do Passo – http://www.opasso.com.br/ - é interessantíssimo e inovador. A idealização desta obra, os seus preparativos – desde a confecção manual da rede até o registro da partitura através do Power Point – sua total composição e, finalmente, sua execução, são de uma criatividade sem precedentes. Parabéns ao criador e seu grupo de trabalho.
Como levar para a escola outras formas de representação que nos permitam fazer o que não fazíamos antes? Semelhante ao trabalho do Bloco do Passo, é preciso, a princípio, desejar tornar o usual diferente e mais criativo. Juntar novas tecnologias às já existentes, ter ousadia, senso crítico, criatividade, boa vontade e boa disposição são essenciais. Enfim, incentivar nossos alunos a descobrirem suas próprias potencialidades e fazer com que as expressem através do trabalho realizado. Seriedade, um bom grupo de trabalho e amor também são fundamentais.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Pequenos Filmes
sábado, 11 de julho de 2009
A Língua Inglesa no Ensino Brasileiro
A língua inglesa apresenta uma estrutura onde o verbo praticamente não flexiona, o artigo e o adjetivo são invariáveis, o substantivo muda somente no plural, não possui acentuação gráfica nas palavras, é uma língua alfabética, isto é, usa um conjunto de letras, e não símbolos, para representar os seus vocábulos. Por estes exemplos pode-se entender o por quê dela ser a língua ideal para interagir no mundo em que vivemos, onde o planeta se torna cada vez mais reduzido.
O Brasil, de acordo com o artigo 26, parágrafo 5º, das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece que a partir da 5ª série “será incluído, obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna” no currículo nacional.
Como professora de Língua Inglesa, escolhi desenvolver neste blog alguns aspectos relacionados ao trabalho desta língua em sala de aula. Meu objetivo é expor experiências, sugestões e aprender com aqueles que possam contribuir, de alguma forma, com a melhora da educação de forma geral.
A Melhor Época para se Aprender um Idioma
Segundo o professor Paulo Périssé, em artigo publicado na revista Escola, número 31, ano VIII, “crianças pequenas aprendem quantos idiomas simultâneos o ambiente lhes proporcionar”.
Pesquisas apontam que a maioria das crianças americanas aprendem três quartos de toda a gramática inglesa até os três anos e meio, e que a grande maioria não comete erros gramaticais graves desde os quatro anos e meio. Na fase adulta passam a usar cerca de cinquenta mil palavras diferentes e entendem por volta de outras vinte e cinco mil.
O Brasil, diferente dos países onde várias línguas e dialetos convivem num mesmo espaço geográfico, como a Índia, a África, etc., é uma nação com uma única língua nacional onde a grande maioria das pessoas que desejam aprender um segundo idioma, em solo nacional, depois da fase infantil, enfrentam uma tarefa e um trabalho bastante árduos. No que se refere ao aprendizado da língua inglesa, sugiro àqueles que desejam enfrentar este desafio a procurar um dos vários cursos particulares espalhados pelo território nacional, ler revistas, artigos de jornais, escutar músicas, assistir filmes, vídeos clips, comprar ou fazer palavras cruzadas pela internet , participar, on line, de jogos e diversões, etc.
Para maiores esclarecimentos sugiro visitar o site
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=708 e ler o artigo de Érica Souto de Abreu Brilhante.
Para palavras cruzadas visite http://www2.cambridge.org/ .
Para jogos dê uma olhada em http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ingles_atividades_lingua_estrangeira.html .
terça-feira, 7 de julho de 2009
QUÃO IMPORTANTE
É SONHAR!
O ser humano, diferentemente dos outros seres vivos que habitam o planeta terra, tem uma característica especial, capaz de levá-lo a vencer grandes obstáculos e realizar grandes conquistas: esta característica é a capacidade de sonhar.
No seu início o sonho não passa de um pequeno desejo de superar, talvez, uma pequena dificuldade encontrada no seu dia a dia. Assim deu-se com Santos Dumont, o pai da aviação, que a partir da observação da natureza ao seu redor, mais especificamente dos pássaros, despertou em si o desejo de locomover-se mais rápida e facilmente, quais as aves o fazem. Andar por terra usando os primeiros automóveis já não era o suficiente para tão grande sonhador! E, assim, em suas primeiras tentativas, inspirado na criação divina, criou máquinas dotadas de um par de asas que batiam na tentativa de alçar vôo. Eram as ferramentas mais rudimentares que colocariam seu sonho em prática.
Várias foram as tentativas, como também muitas foram as decepções. Mas o homem que sonha, impulsionado por uma vontade persistente e firme, levado por uma certeza de chegar onde quer, não desiste nunca. Das decepções faz as experiências e no mínimo progresso alcançado, renova as esperanças.
Desta forma, em 23 de outubro de 1.906, na cidade de Paris, França, levanta vôo o primeiro aparelho mais pesado do que o ar, o 14 Bis, que, atingindo a altura de 2 a 3 metros, voou cerca de 60 metros usando seus próprios meios, diante de um público atônito e maravilhado ao mesmo tempo. Estava lançada a pedra fundamental da tecnologia aérea.
Homens como Santos Dumont têm grande a fé em seus próprios esforços, trazem em si a certeza de poder alcançar os objetivos em si propostos, e, de seus sonhos surgem as ferramentas ,às vezes simples, mas poderosas, capazes de colocar seus idealizadores, para sempre, na história da humanidade.
Homens assim são como degraus de uma mesma escada, uns iniciam um trabalho, outros o corrigem, outros o aperfeiçoam, conforme a evolução social e o conhecimento da época em que estão inseridos.
Avanços científicos e tecnológicos ocorreram, ocorrem e ocorrerão através dos séculos, trazendo junto deles as transformações sociais, econômicas e políticas.
Atualmente a ferramenta tecnológica mais poderosa de nossa época é, sem dúvida, o computador. Até mesmo o avião de Santos Dumont transformou-se em uma máquina supersônica e computadorizada.
O computador tornou-se básico e essencial em todas as áreas humanas, desde a medicina, a área financeira, educacional, de transportes, etc. Com ele abriu-se uma vasta área de atividades possibilitando-nos, quase que instantaneamente, por exemplo, a comunicação, o relacionamento com pessoas de países os mais longínquos, encurtando, assim, a distância entre os seres humanos e expandindo as fronteiras internacionais.
O computador tornou-se tão importante atualmente que quando, por algum motivo qualquer, fica fora do ar em alguma instituição de acesso público, afeta-nos a todos.
Todos podemos participar e colher mais de perto os benefícios desta máquina e aplicá-los em nossa vida social e profissional, pois ela é capaz de ampliar nossos conhecimentos e facilitar nosso trabalho diário, tornando-o mais perfeito, mais rápido e cada vez mais criativo, para tanto basta nos familiarizarmos com o seu funcionamento.
No computador, temos a internet, uma rede internacional de troca de informações, podemos acessá-la por motivos os mais diversos: econônicos, escolares, culinários, de trabalho, familiares, ou por pura curiosidade.
Concluimos que, à semelhança de nosso Criador, a criação humana não cessa jamais.